Programação

Quarta-feira - 13/03/2013



Quinta-feira - 14/03/ 2013



Sexta-feira - 15/03/2013



* Mesa redonda - Oficinas e tecnologias de informação e comunicação: Essa mesa tem o objetivo de pensar elementos básicos que caracterizam a metodologia de oficinas a partir de uma abordagem sistêmica na qual a condição de observador é contemplada. Para isso, tomam-se as tecnologias de informação e comunicação como interfaces privilegiadas nas quais tais elementos podem ser modulados, permitindo a indicação de algumas diretrizes para o trabalho com oficinas.

** As oficinas ocorrerão simultaneamente. O participante poderá escolher uma das três oficinas ofertadas no momento do credenciamento.

Sobre os Palestrantes Convidados

Cleci Maraschin realizou sua formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Em 1982 finalizou o Curso de Graduação em Psicologia e, em 1992, o Curso de Licenciatura em Psicologia. O Mestrado e o Doutorado em Educação foram concluídos respectivamente em 1987 e em 1995. Em 1991 ingressou como professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e, em 1997, nos Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação, nos quais é docente e orientadora. Foi editora da Revista Psicologia e Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social de 2002 até 2007. Exerceu o cargo de Diretora do Instituto de Psicologia da UFRGS de 2006 até 2010. No ano de 2011 realizou um Pos-doutoramento na Universidade de Wisconsin-Madison/EUA. Desde o mestrado, vem desenvolvendo estudos e pesquisas tomando como temática central os efeitos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas áreas da educação e da saúde na perspectiva da Psicologia Social.



Cláudia Rodrigues de Freitas é doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial . Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Foi professora na Rede Municipal de Porto Alegre até julho de 2010, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com crianças de zero a seis anos. Foi professora substituta no DEBAS/UFRGS 2011/2012, na disciplina: Intervenções Pedagógicas e Necessidades Educativas Especiais. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS desde 2007. É Preceptora em Educação na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: formação em área profissional da saúde na modalidade educação pós-graduada em serviço UFRGS. É integrante do Include Ações Inclusivas.


Deise Juliana Francisco possui graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora adjunto II, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicologia social, tecnologias digitais, informática na educação e educação a distância.



Karla Rosane do Amaral Demoly

possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris EHESS (2006-2007). É professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência no campo da pesquisa, ensino e extensão na interface entre Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, inclusão social, aprendizagens e tecnologias digitais, atos de escrita e exercício de autoria. Coordena o grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de viver. Integra a equipe de Pesquisa Anthropologie de l Écriture dirigida pela Dra. Béatrice Fraenkel na École des Hautes Études en Sciences Sociales que se dedica na configuração do campo de estudos das práticas de escrita em contextos diversos; o Grupo de Pesquisa GAIA - Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas que parte do pressuposto da complexidade e da autopoiese em sistemas e redes cognitivas articuladas nas diferentes áreas e o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Produção de Subjetividade, linha de pesquisa: Redes, Artefatos Simbólicos e Invenção de Si.



Elisabete Stradiotto Siqueira é Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, administração, gestao social, revitalização urbana e responsabilidade social.



André Duarte Lucena é Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, e tem atuado principalmente nos seguintes temas: Sistemas de informações; gestão da produção de pequenos produtores; sustentabilidade; cooperação; metodologias participativas e feira agroecológica. Integra o corpo de pesquisadores do GEA - Grupo de Ergonomia Agrícola e Gestão Ambiental, da UFPB.



Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim é Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor Adjunto da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), no Departamento de Engenharia Biomédica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC/UFRN). Atualmente é Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Biomédica, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (LAIS/HUOL/UFRN), Editor Chefe da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde e Membro do Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE) da UFRN. É consultor do Departamento de Ciência e Tecnologia - Decit, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE, do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas:  Inovações Tecnológica ,  Inovação Tecnológica em Saúde, Informática na Saúde, Tecnologias Assistivas, Telemedicina e Telessaúde, Sistema de Tempo Real, Automação Hospitalar, Engenharia de Software Aplicado a Sistemas de Saúde, Sistemas Iluminação Pública

Rafael Diehl é professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Informática na Educação (2010), mestre em Psicologia Social e Institucional (2007) e graduado em Psicologia (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio sanduíche no Grup d'Estudis Socials de la Ciència i la Tecnologia GESCIT da Universitat Autònoma de Barcelona. Integrante do grupo de pesquisa Oficinando em Rede, do Núcleo de Estudos em Subjetivação, Tecnologia e Arte (Nesta) e do Núcleo de Pesquisas em Sexualidade e Relações de Gênero (Nupsex). Realizou Pós-doutorado no PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS vinculado à Coordenadoria da Saúde (CoorSaúde/UFRGS) com um projeto sobre a integralidade na formação profissional em saúde. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e produção de conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Informação, Inscrições, Metodologia de Pesquisa, Oficinas e Tecnologias, Fotografia na Saúde Mental, Formação em Saúde e Psicologia e Políticas Públicas.


Maria das Dôres Farias Rodrigues possui graduação em Licenciada Em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988). Atualmente é professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, estatutária da Escola Estadual Dr. Ewerton Dantas Cortez, foi professora do Programa Saberes da Terra e hoje professora do Projeto Conquista do Ensino Médio. Especialista em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Regional do Semi-Árido. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, politicas, deficiência, autonomia e liberdade.

Maria de Fátima de Lima das Chagas é Professora, Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Univeridade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente é Tutora do PROINFO/MEC e do Curso a distância: MIDIAS NA EDUCACAO da IES UERN. Atua também na Prefeitura Municipal de Mossoró, como Dinamizadora do Proinfo no Núcleo de Tecnologias do Município com ênfase em Tecnologias para a educação. Apresenta experiência no Ensino Superior, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas; na Universidade Estadual Vale do Acaraú no curso de Pedagogia e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) como professora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR e como tutora da EAD no curso de licenciatura em matemática.

Kézia Viana Gonçalves é Professora, Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Integrante da equipe pedagógica da UFERSA, com experiência no Ensino Superior como professora do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR/UFERSA nas licenciaturas em Ciências Biológicas e Matemática.

Wilma Farias possui graduação em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará, onde desenvolveu o estudo intitulado 'Cartografias no estudar moda-design: conversas em percursos de formação'. Realiza oficinas com os temas experiência e invenção, tendo como direcionamento a criação e produção de cadernos, como diários, com técnicas de encadernação manual. Foi selecionada através do concurso viagens poéticas para participar da composição do livro 'Antologia Viagens Poéticas' com o poema 'No pensamento do pensar'.