Quarta-feira - 13/03/2013
Quinta-feira - 14/03/ 2013
Sexta-feira - 15/03/2013
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Mesa redonda - Oficinas e tecnologias de informação e comunicação: Essa
mesa tem o objetivo de pensar elementos básicos que caracterizam a metodologia
de oficinas a partir de uma abordagem sistêmica na qual a condição de
observador é contemplada. Para isso, tomam-se as tecnologias de informação e
comunicação como interfaces privilegiadas nas quais tais elementos podem ser
modulados, permitindo a indicação de algumas diretrizes para o trabalho com
oficinas.
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As
oficinas ocorrerão simultaneamente.
O participante poderá escolher uma das três oficinas ofertadas no momento do
credenciamento.
Sobre os Palestrantes Convidados
Cleci Maraschin realizou
sua formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Em
1982 finalizou o Curso de Graduação em Psicologia e, em 1992, o Curso de
Licenciatura em Psicologia. O Mestrado e o Doutorado em Educação foram
concluídos respectivamente em 1987 e em 1995. Em 1991 ingressou como professora
no Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e, em 1997, nos
Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em
Informática na Educação, nos quais é docente e orientadora. Foi editora da
Revista Psicologia e Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social de
2002 até 2007. Exerceu o cargo de Diretora do Instituto de Psicologia da UFRGS
de 2006 até 2010. No ano de 2011 realizou um Pos-doutoramento na Universidade
de Wisconsin-Madison/EUA. Desde o mestrado, vem desenvolvendo estudos e
pesquisas tomando como temática central os efeitos das tecnologias da
informação e da comunicação (TIC) nas áreas da educação e da saúde na
perspectiva da Psicologia Social.
Cláudia Rodrigues de Freitas é
doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa Processos de
Exclusão e Participação em Educação Especial . Possui Formação em
Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA em Curso de
Formación En Psicopedagogia Clínica. Foi professora na Rede Municipal de Porto
Alegre até julho de 2010, atuando no Atendimento Educacional Especializado
(AEE) com crianças de zero a seis anos. Foi professora substituta no
DEBAS/UFRGS 2011/2012, na disciplina: Intervenções Pedagógicas e Necessidades
Educativas Especiais. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de
Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS desde 2007. É Preceptora em Educação na
Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: formação em
área profissional da saúde na modalidade educação pós-graduada em serviço
UFRGS. É integrante do Include Ações Inclusivas.
Deise Juliana Francisco possui
graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), mestrado em
Educação (1998) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora adjunto II,
coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa. Tem experiência na área de
Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente
nos seguintes temas: saúde mental, psicologia social, tecnologias digitais,
informática na educação e educação a distância.
Karla Rosane do Amaral Demoly
possui Graduação em Pedagogia pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Informática na Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado sanduíche em
Antropologia da Escritura École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris
EHESS (2006-2007). É professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido -
UFERSA. Tem experiência no campo da pesquisa, ensino e extensão na interface
entre Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas:
informática educativa, inclusão social, aprendizagens e tecnologias digitais,
atos de escrita e exercício de autoria. Coordena o grupo de pesquisa
Linguagens, Cognição e Tecnologias cujos estudos giram em torno do conceito de
atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que
configuram formas de viver. Integra a equipe de Pesquisa Anthropologie de l
Écriture dirigida pela Dra. Béatrice Fraenkel na École des Hautes Études en
Sciences Sociales que se dedica na configuração do campo de estudos das
práticas de escrita em contextos diversos; o Grupo de Pesquisa GAIA - Grupo de
Ações e Investigações Autopoiéticas que parte do pressuposto da complexidade e
da autopoiese em sistemas e redes cognitivas articuladas nas diferentes áreas e
o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Produção de Subjetividade, linha de
pesquisa: Redes, Artefatos Simbólicos e Invenção de Si.
Elisabete Stradiotto Siqueira é Bacharel
Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em
Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e
doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido -
UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura
Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas:
cultura organizacional, administração, gestao social, revitalização urbana e
responsabilidade social.
André Duarte Lucena é Mestre em
Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, possui graduação
em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, e tem
atuado principalmente nos seguintes temas: Sistemas de informações; gestão da
produção de pequenos produtores; sustentabilidade; cooperação; metodologias
participativas e feira agroecológica. Integra o corpo de pesquisadores do GEA -
Grupo de Ergonomia Agrícola e Gestão Ambiental, da UFPB.
Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim é Doutor
em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande
do Norte. É professor Adjunto da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do
Norte), no Departamento de Engenharia Biomédica e do Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC/UFRN). Atualmente é Coordenador
de Tecnologia da Informação e Comunicação na Secretaria de Educação a Distância
(SEDIS/UFRN), Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Biomédica, Coordenador
do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde e do Laboratório de Inovação
Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (LAIS/HUOL/UFRN),
Editor Chefe da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde e Membro do
Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE) da UFRN. É consultor do
Departamento de Ciência e Tecnologia - Decit, da Secretaria de Ciência, Tecnologia
e Insumos Estratégicos - SCTIE, do Ministério da Saúde. Tem experiência na área
de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando
principalmente nos seguintes temas: Inovações Tecnológica ,
Inovação Tecnológica em Saúde, Informática na Saúde, Tecnologias Assistivas,
Telemedicina e Telessaúde, Sistema de Tempo Real, Automação Hospitalar,
Engenharia de Software Aplicado a Sistemas de Saúde, Sistemas Iluminação
Pública
Rafael Diehl é professor Adjunto no Departamento
de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Informática na
Educação (2010), mestre em Psicologia Social e Institucional (2007) e graduado
em Psicologia (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou
estágio sanduíche no Grup d'Estudis Socials de la Ciència i la Tecnologia
GESCIT da Universitat Autònoma de Barcelona. Integrante do grupo de pesquisa
Oficinando em Rede, do Núcleo de Estudos em Subjetivação, Tecnologia e Arte
(Nesta) e do Núcleo de Pesquisas em Sexualidade e Relações de Gênero (Nupsex).
Realizou Pós-doutorado no PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS vinculado
à Coordenadoria da Saúde (CoorSaúde/UFRGS) com um projeto sobre a integralidade
na formação profissional em saúde. Tem experiência na área de Psicologia
Social, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e produção
de conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição,
Informação, Inscrições, Metodologia de Pesquisa, Oficinas e Tecnologias,
Fotografia na Saúde Mental, Formação em Saúde e Psicologia e Políticas
Públicas.
Maria das Dôres Farias Rodrigues possui
graduação em Licenciada Em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte (1988). Atualmente é professora substituta da Universidade do Estado
do Rio Grande do Norte, estatutária da Escola Estadual Dr. Ewerton Dantas
Cortez, foi professora do Programa Saberes da Terra e hoje professora do
Projeto Conquista do Ensino Médio. Especialista em Psicologia Educacional e
Desenvolvimento Regional do Semi-Árido. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes
temas: formação, politicas, deficiência, autonomia e liberdade.
Maria de Fátima de Lima das Chagas é
Professora, Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Univeridade
Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Especialista em Tecnologia em Educação
(PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente é Tutora do
PROINFO/MEC e do Curso a distância: MIDIAS NA EDUCACAO da IES UERN. Atua também
na Prefeitura Municipal de Mossoró, como Dinamizadora do Proinfo no Núcleo de
Tecnologias do Município com ênfase em Tecnologias para a educação. Apresenta
experiência no Ensino Superior, na Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte - UERN, nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas; na Universidade
Estadual Vale do Acaraú no curso de Pedagogia e na Universidade Federal Rural
do Semi-Árido (UFERSA) como professora do Plano Nacional de Formação dos
Professores da Educação Básica (PARFOR e como tutora da EAD no curso de
licenciatura em matemática.
Kézia Viana Gonçalves é
Professora, Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Universidade
Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Gestão Escolar pela
Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Integrante da equipe
pedagógica da UFERSA, com experiência no Ensino Superior como professora do
Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR/UFERSA nas licenciaturas em
Ciências Biológicas e Matemática.